Menu fechado

Média Aritmética, Mediana, Moda – Um pouco de estatística

Analisar dados não é algo tão simples, e muitas vezes conceitos relativamente básicos podem passar despercebidos. Por exemplo, entender a aplicação da média aritmética, mediana e moda dentro de um conjunto de dados pode evitar que você faça uma análise equivocada e pode te fazer abrir um amplo horizonte de possibilidades. Veja abaixo a definição de três medidas de tendência central. Vamos a elas:

 

Média Aritmética Simples: Ela é feita a partir da divisão entre a soma dos valores e quantidade dos números somados.

Mediana: A mediana é o número central de um conjunto de dados, quando estamos trabalhamos com números em ordem crescente ou decrescente.

Moda: Refere-se ao dado mais frequente / corriqueiro dentro do conjunto de dados analisado.

 

Um simples exemplo seria uma loja que vende sapatos e resolveu analisar o quantitativo de vendas em uma semana. Segunda-feira houve 13 vendas, terça-feira 11 vendas, quarta-feira 15 vendas, quinta-feira 14 vendas, sexta-feira 17 vendas, sábado 10 vendas e domingo 10 vendas..

Organizando os dados em ordem crescente temos: 10, 10, 11, 13, 14, 15, 17.

A mediana é o número 13 (número central), a moda é 10 (número que mais se repete), e a média aritmética simples é 12,87 (soma dos valores dividida pela quantidade dos números somados).

A partir daí, podemos inferir como certos conceitos estatísticos podem ajudar no processo de análise de dados, com a intenção de torná-la mais sólida e completa. A aplicação desses conceitos e os insights provenientes dela, resultam em benefícios para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande empresa.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *