Menu fechado

Curva S – Acompanhamento de Projetos com Power BI

A curvas S é uma importante ferramenta de Gerenciamento de Projetos. Através de sua utilização é possível rastrear o progresso de um projeto visualmente ao longo do tempo, além de refletir um registro histórico do que aconteceu até o momento. As análises da curva S permitem que os gerentes de projetos identifiquem rapidamente o crescimento, os desvios e os possíveis problemas que podem impactar se nenhuma ação corretiva for tomada.

D. Garland definiu de forma prática a curva S como:

“Uma exibição de custos cumulativos, horas de trabalho ou outras quantidades plotadas contra o tempo. O nome deriva da forma em S da curva, mais plana no início e no final e mais íngreme no meio, o que é típico da maioria dos projetos. O início representa um início lento, deliberado, mas acelerado, enquanto o final representa uma desaceleração à medida que o trabalho é concluído”

Neste artigo demonstraremos a Curva S – Custos vs Tempo, mas são diversas as formas de representação que podem ser empregadas neste recurso.

Curva S Custo x Tempo:

Do ponto de vista matemático a Curva S é representada por um gráfico de valores acumulados, cujo eixo horizontal representa o tempo e o vertical, no nosso exemplo, o custo. 

Antes do início do projeto, é preparado um cronograma descrevendo a alocação de recursos proposta e o tempo das tarefas necessárias para concluir o projeto dentro de um prazo e orçamento definidos. Através dessas informações é possível determinar a Curva S planejada, e à medida que o projeto é realizado compara-se o andamento com o que foi definido previamente durante a fase do planejamento.

A aplicabilidade desta ferramenta com o Power BI permite uma análise ainda mais rápida dos desvios e a correlação destes com possíveis informações adicionais do projeto.

Através do Power BI podemos importar informações de diversas fontes de dados, ou seja, podemos utilizar informações de um arquivo MS Project ou Excel e cruzá-las com dados do ERP utilizado pela empresa. Quanto mais detalhada a informação mais eficiente a determinação de uma linha de tendência para avaliar o andamento e o futuro do projeto.

A prática de utilizar a Curva S dentro do Power BI altera a dinâmica do acompanhamento do projeto, otimizando a análise de desvios e agilizando a tomada de decisão. Vale ressaltar que além dos benefícios supracitados, a ferramenta disponibiliza a informação de forma online para todos os integrantes com atualizações instantâneas.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *