Menu fechado

DAX é uma linguagem de programação? Power BI

DAX (Data Analysis Expressions) ou em português ‘Expressões de Análise de Dados’ é uma linguagem presente no Power BI. De acordo com o guia de referência DAXGuide, esta “formula language” foi criada com a intenção de manuseio do modelo de dados (Data Model), através do uso de fórmulas e expressões. 

A partir daí podemos inferir que o DAX não é exatamente uma linguagem de programação,  veja a definição da Microsoft em relação a isso: 

Dax é uma linguagem de programação?

DAX é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores. Para falar de forma mais simples, o DAX ajuda a criar novas informações de dados que já estão em seu modelo.

Isto é, com o uso correto desta linguagem seu dashboard poderá ter muito mais possibilidades e isso resulta em inúmeras análises que podem ser feitas a partir de um dashboard bem estruturado desde suas raízes.

O aprendizado da linguagem se mostra muito importante, e de certa forma, no início pode se assemelhar em alguns aspectos com as funções do Excel. No entanto, suas diferenças são diversas e se posicionam na própria maneira de funcionamento do Power BI.

 

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *