Menu fechado

O Princípio de Pareto e suas diferentes aplicações

O princípio de Pareto refere-se a distribuição percentual que de aproximadamente 80% dos efeitos são oriundos de 20% das causas. Esse princípio, também chamado de regra 80/20, possui ampla aplicação no mundo corporativo e também em diferentes áreas.

Apesar de ter o nome de Vilfredo Pareto, o princípio de Pareto como conhecemos hoje, foi sugerido pelo consultor Joseph Moses Juran, que utilizou as observações de Vilfredo Pareto para fazer suas análises e trabalhos de gestão em empresas. 

PRINCÍPIO DE PARETO
Regra 80/20 (Princípio de Pareto)

Devido a sua relevância para análises em empresas, ferramentas como o Power BI permitem fazer o diagrama de Pareto de uma forma simples. 

Um exemplo de aplicação moderna da regra seria uma empresa que possui 80% dos custos com fornecedores concentrados na mão de apenas 20% dos fornecedores. Assim como a distribuição de 80% das vendas que advêm de 20% dos consumidores.

Vilfredo Pareto em suas primeiras análises, verificou que na Itália 80% das terras pertenciam a 20% da população, mostrando como esse princípio é versátil quanto a sua aplicação.

A adaptação dessa regra ainda pode ser verificada. Você sabia que em média 1 a cada 5 pessoas transmitem infecções mais facilmente? E isso também vale para o Coronavírus, como destacado pelo influente jornal britânico The Guardian. “Nem todo mundo é igual quando analisamos a transmissão de doenças infecciosas. De fato, tem sido estabelecido por pelo menos 2 décadas algo chamado regra 20/80.” – completa o jornal. “Há essa situação para o coronavírus? Parece que sim.”

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *