O princípio de Pareto refere-se a distribuição percentual que de aproximadamente 80% dos efeitos são oriundos de 20% das causas. Esse princípio, também chamado de regra 80/20, possui ampla aplicação no mundo corporativo e também em diferentes áreas.
Apesar de ter o nome de Vilfredo Pareto, o princípio de Pareto como conhecemos hoje, foi sugerido pelo consultor Joseph Moses Juran, que utilizou as observações de Vilfredo Pareto para fazer suas análises e trabalhos de gestão em empresas.
Devido a sua relevância para análises em empresas, ferramentas como o Power BI permitem fazer o diagrama de Pareto de uma forma simples.
Um exemplo de aplicação moderna da regra seria uma empresa que possui 80% dos custos com fornecedores concentrados na mão de apenas 20% dos fornecedores. Assim como a distribuição de 80% das vendas que advêm de 20% dos consumidores.
Vilfredo Pareto em suas primeiras análises, verificou que na Itália 80% das terras pertenciam a 20% da população, mostrando como esse princípio é versátil quanto a sua aplicação.
A adaptação dessa regra ainda pode ser verificada. Você sabia que em média 1 a cada 5 pessoas transmitem infecções mais facilmente? E isso também vale para o Coronavírus, como destacado pelo influente jornal britânico The Guardian. “Nem todo mundo é igual quando analisamos a transmissão de doenças infecciosas. De fato, tem sido estabelecido por pelo menos 2 décadas algo chamado regra 20/80.” – completa o jornal. “Há essa situação para o coronavírus? Parece que sim.”