Menu fechado

Como explorar o potencial da sua empresa com Business Intelligence

Vivemos uma nova era digital e todos nós sabemos que quando o assunto é análise de dados grandes empresas se dispõem a investir agressivamente. Segundo a revista The Economist, os dados são o petróleo da era digital e estão titulados como o recurso mais valioso do planeta. 

A abundância e o armazenamento de dados alteraram a natureza da concorrência tradicional. Ao coletar mais dados, uma empresa tem mais espaço para melhorar seus produtos, o que atrai mais usuários, gerando ainda mais dados e assim por diante.

business intelligence

Mas será que somente gigantes como Microsoft, Facebook e Google podem tirar benefícios com os dados que armazenam? A reposta é não, apesar de parecer óbvia, nem todas as empresas sabem como colocar isso em prática.

O intuito deste artigo é apresentar de forma resumida três passos para explorar o potencial da sua empresa ou do seu setor de trabalho:

1 – Armazene os dados:

Não importa como e onde estarão seus dados, desde sistemas complexos até planilhas de excel o armazenamento de dados deve ser obrigatório dentro de qualquer estabelecimento. Sem dados não existe poder de decisão, não existe estratégia e não existe crescimento, simples assim.

Quanto maior a quantidade de dados armazenados, mais valiosa sua empresa será e maior será a chance de enfrentar a concorrência.

2 – Visualização de Dados (Dashboard)

Ter dados é o primeiro passo para direcionar sua empresa para um crescimento sustentável, mas se eles não estão sendo apresentados de forma clara e objetiva, de nada adianta. Converter informações dispersas em um conteúdo valioso pode ser um dos maiores desafios da análise de dados. Durante a elaboração de um Dashboard (painel visual) devem ser levados em consideração diversos fatores. Destacamos alguns pontos interessantes abaixo:

– Público Alvo: crie um painel com foco no seu público alvo, ou seja, nas pessoas que vão consumir diariamente a análise dos dados.

– Objetivo: Todas as informações devem aparecer de forma simples permitindo uma análise em poucos segundos, um painel não deve ser cansativo e de alta complexidade.

– Evidencie resultados que causam grandes impactos: Apresente desvios e identifique informações que são cruciais para a necessidade da empresa.

3 – Escolha da Ferramenta

Existem diversas ferramentas no mercado, cada uma com sua peculiaridade. A depender da ferramenta utilizada e da complexidade dos dados, os projetos tradicionais de business intelligence podem demorar meses para se concretizar.

Nós da Empowerbi utilizamos um software da Microsoft que está revolucionando o BI tradicional e reduzindo drasticamente tempo de criação de um projeto. Combinando dados brutos, um conjunto de hipóteses e domínio do conhecimento aplicado, conseguimos testar rapidamente processos iterativos para criar uma solução de trabalho em poucas semanas.

Para conhecer exemplos práticos acesse nossos showcases.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *