Menu fechado

A importância do uso de Business Intelligence e sua aplicação em grandes empresas

Provavelmente você já ouviu falar ou leu algo sobre o termo Business Intelligence, pois bem, esse termo representado pela sigla BI refere-se ao conjunto de tecnologias e procedimentos empregados para coletar, armazenar, analisar e apresentar os dados gerados pelas atividades de uma empresa.

Estudos apontam um crescimento significativo da receita de softwares de BI de US $ 10,55 bilhões em 2010 para US $ 18,65 bilhões projetados em 2017. Não pense que esta procura esteja relacionada apenas com empresas de grande porte como Google, Amazon e Apple, pelo contrário, startups estão utilizando cada vez mais sistemas para interpretar e criar projeções baseadas em dados coletados no dia a dia.

O uso dessas ferramentas permite que as organizações reduzam a lacuna entre produtos/serviços e vendas. Empresas bem-sucedidas usam os dados fornecidos pelos consumidores para analisar e melhorar as relações com os clientes, promovendo, em última instância, o crescimento e a retenção do consumidor.

A gigante Starbucks por exemplo utiliza ferramentas de BIs e de inteligência artificial para avaliar a lucratividade de novos locais com base em informações sobre tráfego, dados demográficos da área e perfil de potenciais clientes nas regiões analisadas. Este tipo de análise aumentou consideravelmente a taxa de sucesso da empresa para novos estabelecimentos. Um outro case de sucesso da empresa foi o lançamento de um café gelado durante um período de calor intenso em uma região dos EUA. Dados apontavam uma queda no consumo de cafés tradicionais e redução do tempo de permanência dos clientes dentro da loja, com o novo produto a situação foi revertida. Parece uma solução óbvia, mas quando falamos de uma empresa com 87 mil combinações de bebidas disponíveis, é necessária uma análise bem minuciosa para tomar a melhor decisão.

Além das vendas e do crescimento, os sistemas de BI eficazes podem melhorar a eficiência organizacional, economizando tempo e aumentando a produtividade geral. Quando os dados coletados nos processos são compartilhados entre os departamentos, há uma redução na duplicação de funções / tarefas dentro da organização, bem como uma melhor precisão e utilidade dos dados gerados por vários departamentos.

São inúmeros os benefícios dessa ferramenta, conhecer de ponta a ponta a sua empresa permitirá tomar decisões para direcioná-la a outro patamar. A EmpowerBI é especialista em transformar seus dados em resultados.

Para conhecer mais sobre Business Intelligence, acesse nossos show cases

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *